Psicologia

É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
A Psicoterapia Existencial está fundada no “cuidado” e não em interpretações ou explicações causais sobre as experiências do paciente. As chamadas “interpretações” são sempre fruto de uma construção feita entre o psicólogo e o paciente acerca do tema trazido.
A sessão se dá num movimento para que o paciente encontre o sentido de suas questões e suas próprias respostas diante do que a vida lhe apresenta. O objetivo do psicólogo não é enquadrar o paciente em padrões morais ou modelos teóricos, mas agir como um facilitador, de modo que novas possibilidades sejam vivenciadas na busca de uma compreensão sobre os modos de existir de cada um.

Shopping Basket