Pilates

Definição e Benefícios

O método Pilates tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates, a conscientização corporal e teorias de controle motor.
Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates, através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Princípios

  • Respiração: Organização do tronco com a inspiração e a expiração.
  • Alongamento Axial e Controle de Centro.
  • Eficiência do movimento através da organização da cintura escapular coluna torácica e cervical.
  • Articulação da coluna.
  • Alinhamento e Descarga de Peso nas extremidades superiores e inferiores.
  • Integração do Movimento.

Aparelhos e Acessórios

O uso de aparelhos em Pilates permite ao aluno adaptar o nível de dificuldade dos exercícios de acordo com suas limitações e objetivos. Isso leva ao sucesso na obtenção do resultado desejado em cada movimento.
O uso de molas serve de assistência nesse processo e a base de apoio permite ao praticante aumentar sua área de suporte. A assistência oferecida pelas molas, por exemplo, auxilia a quem não tem força no abdômen, nas pernas ou nos braços, ou possui limitações de flexibilidade.

Tanto a base de apoio quanto as molas têm sua altura e tensão ajustadas, conforme os diferentes objetivos e biotipos, desde assistência total até resistência. Esta fórmula permite ao instrutor rapidamente facilitar ao aluno as correções buscadas em seu sistema de apoio do tronco.

Método Pilates no Espaço Rudá

O Método Pilates no Espaço Rudá consiste em uma abordagem física, mental visando ao praticante uma melhor organização corporal, fortalecimento do centro de força (abdômen e músculos posturais), controle de movimentos, equilíbrio, melhora da mecânica respiratória, consciência corporal, concentração e relaxamento, melhorando assim sua qualidade de vida.

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